Dr. Fernando Couto

Dr. Fernando Couto
Aqui você fica por dentro de dicas de saúde, tira dúvidas sobre doenças, adquire informações sobre o quê é Osteopatia e fica sabendo como a Osteopatia pode atuar no tratamento.

O que é Osteopatia?

Osteopatia é uma modalidade de avaliação e tratamento criada nos Estados Unidos, baseada na anatomia e fisiologia do organismo. Tem como um dos principais objetivos descobrir qual o fator primário da lesão, ou seja, o fator causador de todo o distúrbio orgânico.
É reconhecida e recomendada pela Organização Mundial de Saúde como prática de saúde.
No Brasil, a Osteopatia é reconhecida como uma especialidade da Fisioterapia. Sua atuação é bastante abrangente, não se restringindo apenas ao sistema músculo-esquelético.
As inúmeras técnicas, essencialmente manuais, podem ser aplicadas dependendo do local e do tecido lesionado.
Como exemplo de alguns casos em que o tratamento osteopático tem bons resultados temos: dor nas costas; hérnias de disco; ciáticas; dor de cabeça; dor nos ombros; dor nos pés; LER-DORT; problemas de joelho; entorse de tornozelo recorrentes; etc.
O tratamento é iniciado com um atendimento por semana com duração média de 1(uma) hora, no qual são corrigidas as disfunções. O intervalo entre os atendimentos é muito importante pois, é nesse período que o organismo vai buscar se reequilibrar e se curar.