Dr. Fernando Couto

Dr. Fernando Couto
Aqui você fica por dentro de dicas de saúde, tira dúvidas sobre doenças, adquire informações sobre o quê é Osteopatia e fica sabendo como a Osteopatia pode atuar no tratamento.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dor de cabeça - Você sabia que pode ter cura?

A cefaléia, conhecida também como "dor de cabeça", é uma das patologias mais frequentes na população. 
Existem diversos tipos e causas para essa enfermidade. Entretanto, uma das mais comuns é a cefaléia tensional. Como o próprio nome já diz, é ocasionada da tensão muscular em regiões muito específicas. A depender da região onde aparece a dor, podemos determinar a musculatura comprometida. Por exemplo, se a dor aparece na região posterior da cabeça(região occipital), podemos pensar em tensão da musculatura suboccipital. Esses músculos são bem pequenos e se localizam na base do crânio. Quando esses músculos ficam espasmados(contraídos por longos períodos) podem comprimir um nervo que passa bem próximo a eles, o nervo de Arnold. Portanto, a compressão desse nervo é que provoca a dor de cabeça nessa região.
Outra possibilidade para gerar dores de cabeça é a má drenagem do sangue intracraniano, ou seja, dificuldade da saída do sangue através das veia internas ao crânio. Ao contrário do que muitos pensam, os ossos que formam o crânio têm movimento. As suturas são, na verdade, articulações com graus de movimentos bastante reduzidos. É importante salientar que não podemos comparar a amplitude de movimento da articulação do joelho, por exemplo, com a de uma articulação do crânio, apesar da importância de ambas para o equilíbrio orgânico. Pois bem, os movimentos dos ossos do crânio durante a respiração são indispensáveis para a drenagem do sangue, o quê proporciona uma boa circulação intracraniana, levando oxigênio e nutrientes às células nervosas. Quando há um déficit desses movimentos nas  articulações do crânio, ocorre uma congestão sanguínea e consequentemente aparece a cefaléia.

Ao buscar tratamento para essa disfunção através da Osteopatia, serão avaliados todas as possibilidades de causas para as dores de cabeça. Diversas técnicas são utilizadas tanto para reduzir o espasmo dos músculos na cefaléia tensional, quanto para restabelecer o movimento entre os ossos do crânio e assim melhorar a circulação sanguínea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário