Dr. Fernando Couto

Dr. Fernando Couto
Aqui você fica por dentro de dicas de saúde, tira dúvidas sobre doenças, adquire informações sobre o quê é Osteopatia e fica sabendo como a Osteopatia pode atuar no tratamento.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Asma - Por que as crises acontecem mais à noite?

A asma é uma doença que atinge boa parte da população, principalmente na fase antes da puberdade. Ocorre uma obstrução parcial dos brônquios impedindo a entrada e a saída de ar dos pulmões. Essa obstrução, chamada cientificamente de broncoespasmo, provoca a sensação de asfixia. Muitos estudos são feitos buscando identificar a causa para essa patologia. Entretanto, apenas suposições podem ser feitas.
Normalmente são enumerados diversos fatores externos, irritativos das vias aéreas, que supostamente desencadeiam o processo asmático. Todavia, mesmo com a eliminação desses fatores as crises aparecem.
A Osteopatia tem uma visão mais abrangente sobre esse assunto. Todos os animais, incluindo o homem, possuem uma parte do Sistema Nervoso responsável pelo controle das funções involuntárias, também chamadas funções vegetativas, por isso chamado de Sistema Nervoso Vegetativo ou Autônomo. Por exemplo temos: as contrações do intestino, o aumento da frequência cardíaca, a dilatação da pupila, etc.
Ele é dividido em duas partes o Simpático e o Parassimpático, que agem de forma integrada e antagônica, ou seja, o que um aumenta o outro diminui, gerando assim, o equilíbrio orgânico.
O Simpático atua preparando o organismo para situações de emergência ou fuga. Por exemplo, quando nos deparamos com um cão bravo, o quê acontece? Nosso coração aumenta a frequência; a pupila dilata; as vias aéreas ficam mais dilatadas, livres para a circulação do ar; os vasos sanguíneos da pele diminuem seu calibre e direcionam o sangue para os músculos e para o cérebro. 
O Parassimpático faz o contrário. Ele é responsável pela regeneração do corpo., portanto, atua aumentando a circulação do sangue para todos os pontos do corpo; diminui o trabalho do organismo; como não precisamos de tanto ar nesse momento, as vias aéreas ficam mais fechadas. Podemos concluir então que a crise asmática ocorre pelo aumento do trabalho do Parassimpático, que atua restringindo as vias aéreas.
E qual o momento que este sistema está mais ativado? Em que momento temos o metabolismo mais reduzido? Durante a noite!!!
O tratamento com Osteopatia busca reequilibrar a harmonia de funcionamento entre o Simpático e o Parassimpático através de técnicas bastante eficazes, reduzindo gradativamente a sintomatologia de um desses sistemas.
Se a asma ocorre pela exacerbação do Parassimpático, com o tratamento, reequilibramos sua função e como consequência temos uma melhora substancial das crises, possibilitando uma vida normal ao asmático. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário