Dr. Fernando Couto

Dr. Fernando Couto
Aqui você fica por dentro de dicas de saúde, tira dúvidas sobre doenças, adquire informações sobre o quê é Osteopatia e fica sabendo como a Osteopatia pode atuar no tratamento.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Hérnia de Disco - Porque dói mais quando acordamos?

A hérnia de disco é um processo degenerativo que já pode ser considerado um problema de saúde pública, dado o impacto produzido na vida social e profissional da pessoa acometida.
A função do disco intervertebral é semelhante ao do amortecedor de um carro. Ele diminui o efeito produzido nas vértebras pela força da gravidade. Se o disco não existisse as estruturas ósseas se chocariam, aumentando assim as chances de degeneração da coluna, o quê provocaria muita dor.
O processo de herniação consiste no deslocamento do material do núcleo do disco intervertebral, podendo atingir as raízes nervosas que saem da medula por essa região. Quando a hérnia entra em contato com o nervo ou com outras estruturas ricamente inervadas produz um processo inflamatório que gera dor. Quando a hérnia é na região lombar e irrita uma das raízes que formam o nervo ciático esse dor produzida é conhecido popularmente como Ciática.
O processo degenerativo que gera a hérnia de disco ocorre ao longo dos anos pela desidratação(perda de água) dos discos, associada a hiper solicitação de movimentos da região afetada. O processo de hidratação do disco ocorre quando a gravidade é eliminada, portanto, quando estamos deitados. Esse acúmulo de água aumenta o volume dos discos, fazendo com que fiquemos mais altos quando acordamos. Se existe uma hérnia em contato com a raiz nervosa, quando estamos deitados dormindo, o tamanho(volume) do disco e da hérnia aumentam, provocando uma maior compressão do nervo e consequentemente há mais dor quando acordamos.
Na visão da Osteopatia, regiões mais rígidas da coluna solicitam um esforço maior de outras que tendem a fazer movimentos excessivos. Nessas regiões hipermóveis, se estiverem desidratadas, há grande possibilidade de acontecer a herniação. Para tratar, o Osteopata busca as regiões que têm pouca mobilidade e tenta restaurar o equilíbrio de todos os segmentos da coluna, diminuindo a possibilidade da ocorrência da hérnia. Por conseguinte, se já houver uma herniação, a normalização da mobilidade dos outros segmentos reduzirá o processo inflamatório e consequentemente a dor.

2 comentários:

  1. As regiões de hipermobilidades crônicamente pode causar microfissuras no anel fibroso que pode levar a microlesões intradiscais, que pode ser, entre outroas fatores, o início de um processo degenerativo discal não é mesmo?? Realmente Fernando... esse tema é muito interessante... infelizmente nem todas as pessoas tem acesso a esse tipo de informação. Parabéns pela iniciativa. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou sofrendo muito por causa de uma hérnia lombar e desidratada, extrusão
    Queria tanto uma ajuda por clemência

    ResponderExcluir